“(…) cada ser humano possui uma beleza física e psíquica original e particular.”, essa frase de um escritor conhecido define bem o que todos nós precisamos saber sobre nós mesmos. A sociedade pode até ditar modas e estipular o que é belo, porém, vivemos em um século onde a diversidade prevalece sobre qualquer padrão.
Vemos modelos magérrimas desfilando tendências para o verão, mas também vemos modelos plus size, desfilando roupas de todos os tipos para gordinhas. O cabelo liso é a opção da maioria, mas os cacheados e ondulados têm cada vez mais espaço na cabeça das brasileiras. O dourado virou melhor amigo do prata e as estampas aceitam um universo de cores, formas e sobreposições.
A moda hoje é ter estilo. Mas você precisa saber que esse estilo vai além de imitar looks que viu numa revista de moda ou seguir uma tendência que está bombando no momento. A personal stylist e colunista do site Lagoinha.com, Aninha Miranda, define: “Ter estilo é ter coerência entre aquilo que se é no interior e o que se transmite no exterior”. Se você é uma pessoa extrovertida, suas roupas, penteados e maquiagem refletem isso. Da mesma forma com a pessoa introvertida. E, hoje, ambos os estilos têm espaço principalmente em meio ao povo de Deus, pois o Pai não faz acepção de pessoas (Rm 2.11)
Graças a Deus fomos criados indivíduos com gostos, opções e vontades particulares. O padrão de beleza que tenho, tanto em relação a mim quanto às pessoas, é diferente do seu e, caso contrário, o mundo seria muito sem graça. Eu, por exemplo, acho bonito homem loiro, alto, de olhos azuis, inclusive vou me casar ano que vem com um “loirasso” que é alto e tem olhos azuis! Tenho uma amiga que é loira e tem quedinha por homens negros e altos, e outra amiga gosta de morenos dos olhos castanhos e porte físico grande.
Em nossa igreja, por exemplo, vejo casais de todos os estilos: o rapaz alto e forte e a garota baixinha e delicada; o loiro e a morena; uns acima do peso, outros magros demais, e por aí vai. Com tantos gostos e preferências aquela famosa frase: “A beleza está nos olhos de quem vê” faz todo o sentido. Graça a Deus por isso também. Se você está pensando que ninguém te acha bonita(o) e não tem mais expectativa para casar, te digo que há esperança. A pessoa que o Senhor tem para você tem o estilo que “bate” com o seu, ainda que a personalidade e opiniões sejam diferentes. Essa pessoa vai se identificar de inúmeras maneiras e situações com você, ela vai te admirar pelo que você é.
Se pudermos definir um padrão de beleza, sob a ótica cristã, acredito que ele é um padrão que enaltece o interior, o coração das pessoas. Existem pessoas que são maravilhosas por fora, mas a alma e o espírito estão espantosamente feios. Da mesma forma existem pessoas que não são admiradas externamente, mas conquistam a todos com o que são interiormente. Você pode ser linda(o) por fora e por dentro. A beleza interior é diariamente renovada pela Palavra e pela intimidade com Deus. A exterior passa, porém, temos aliados para mantê-la bonita por alguns anos, um pouco de vaidade não é pecado, e sim um cuidado com o “Templo do Espírito Santo”.
Não busque seguir um padrão de beleza que não transmite em nada aquilo que você é. Você não precisa fazer isso, talvez possa até afastar o homem ou a mulher de Deus para sua vida. Seja sempre você, com seu estilo e alegria de viver, pois, o coração alegre, na Bíblia fala que te deixa mais bonita(o) ainda (Provérbios 15.13).